R. Barão de Itaqui, 425 | Porto Alegre - RS
51 3239-4135
contato@genergiabrasil.com.br

Manutenção de geradores: diferença de corretiva e preventiva

Created with Sketch.

Manutenção de geradores: diferença de corretiva e preventiva

Qualquer tipo de gerador tem componentes que precisam de uma manutenção periódica para que seu bom funcionamento permaneça. Por ser um tipo de equipamento mais complexo, é preciso que essa manutenção seja feita por profissional capacitado e com peças originais.

A manutenção garante que a vida útil de um gerador seja maior. Ela tem como objetivo verificar seu correto funcionamento e atestar sua qualidade.

 

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como qualquer outro tipo de manutenção, tem como objetivo aumentar a vida útil do gerador e evitar paradas inesperadas.

Ela não é feita porque existe algum problema a ser sanado, e sim como uma forma de evitar que defeitos potenciais apareçam e façam o equipamento ficar parado.

Qualquer equipamento que seja usado eventualmente pode apresentar um problema ao ser ligado. Já aqueles que funcionam de maneira contínua podem apresentar desgastes comuns por causa do tempo de uso. Sendo assim, a manutenção preventiva é importante, pois antecipa falhas futuras.

Como a manutenção preventiva é feita sem que haja algum tipo de problema com o gerador, o ideal é que sejam estabelecidos períodos para a checagem de alguns pontos de funcionamento do seu gerador. Comumente são realizadas manutenções mensais, semestrais e anuais.

É importante lembrar que todas essas manutenções precisam ser feitas por um profissional capacitado e sempre utilizar peças originais para que não haja prejuízos. Além disso, é necessário ter atenção às orientações do fabricante do equipamento, pois o não cumprimento dessas normas pode, por exemplo, anular a garantia do fabricante.

Manutenção corretiva

Como o próprio nome diz, é corrigir algo que não está funcionando corretamente no gerador. Ela é realizada quando é identificada alguma falha ou quebra de peça no equipamento

Sendo assim, não há um período específico para a manutenção corretiva ser realizada. E aí está a sua diferença em relação a manutenção preventiva.

Os principais procedimentos que são feitos durante a manutenção corretiva de geradores são:

· Reparos e trocas de peças ou outros elementos que compõem as partes do sistema do gerador;

· Análises para a detecção de inconformidades no sistema elétrico;

· Elaboração de um relatório que mostre quais reparos foram feitos no gerador e quais os motivos do problema.

Gostou desse texto? Agora que você entendeu a diferença entre a manutenção corretiva e a preventiva de geradores, visite nosso site e conheça nossos produtos. Somos uma empresa especialista em geradores de energia com umas linhas diversificadas que atende desde residências a grandes indústrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *